RSS

Não a violência

Oi pessoal, esta semana na minha escola, o meu professor de português pediu para que todos os alunos fizessem  três redações, uma carta de argumentação sobre qual é a solução da violência, uma crônica sobre vida de estudante e um diário relatando o que aconteceu com você ao longo deste ano de 2009, e agora eu vou postar a carta de argumentação sobre violência, por favor deixem suas opniões, sugestões e reflexões nos comentários.
Obrigada :D


TEMA: Violência, qual é a solução?
TÍTULO: Deixa de violência!

A violência é bastante debatida na sociedade, mas apesar de ser divulgada, quase nunca a mídia divulga debates mostrando formas de resolvê-la. A violência chegou a um estado de “nirvana”, que nesse caso o termo se aplica de uma maneira contraditória pois quando me refiro a ela dessa forma, quero dizer que ela já chegou a um limite, mas pelo visto esse limite por mais incrível que pareça, vem alargando suas fronteiras, pois as notícias das atrocidades com as quais nos deparamos nos noticiários e na mídia em geral, é assustadoramente surpreendente.
Mas a violência pode sim ser combatida, porém deve ser combatida desde o núcleo familiar, através da educação que os pais passam para os seus filhos, pois a principal saída para o problema da violência é a educação, pois é quando criança que começamos a ter noção “do que é certo e do que é errado”. Mas e se os pais forem um mau exemplo, ou se a violência já estiver num nível muito avançado? Devemos então buscar a lei e sempre pensar com um caráter de justiça. Mas de que adianta buscar a justiça se nem sabemos o que ela significa? É aí que se encontra a questão: “O que é a Justiça?”.
Muitos acham que praticando a auto-tutela tudo vai se resolver, mas nunca se combate violência com mais violência, porque se não será criada uma cadeia desenfreada de crimes e atrocidades, não adianta “fazer justiça com as próprias mãos”, pois isso não é “justiça”, ao contrário é crime e isso está escrito nas leis, e é ela a quem devemos recorrer, a lei.
É na lei que você encontra a justiça, e a justiça “do modo certo” e é através dela que você podem defender os seus direitos, mas para você chegar até ela e até mesmo enfrentá-la, você deve ter uma boa formação com base nos seus estudos, porque é através dos seus estudos que você conhece as leis, é através das leis que se consegue a justiça, e a justiça gera a paz.

“A paz é fruto da justiça”
Lema da campanha da fraternidade 2009 do Colégio Salesiano São José.

0 comentários